Ortoceratologia

Você sabe o que é ortoceratologia?

Ortoceratologia é uma técnica ainda pouco divulgada no Brasil, contudo bastante difundida nos Estados Unidos e países do oriente. Trata-se de um tratamento com o emprego de lentes de contato especiais que remodelam a córnea transitoriamente durante o sono. Pode reduzir até 8 graus de Miopia e até 1,75 graus de Astigmatismo.

Além disso a técnica comprovadamente ajuda a reduzir a progressão da Miopia de crianças e adolescentes. Este tipo de tratamento tem sido muito estudado e debatido nos congressos da área. Hoje é um dos recursos mais modernos que temos no arsenal para nos ajudar a combater o crescimento da miopia e prevenir doenças prevalentes no alto míope. A catarata precoce, glaucoma, descolamento de retina e maculopatia miópica são algumas dessas doenças.

Como funciona: antes de dormir o paciente coloca suas lentes rígidas especiais de geometria reversa, bastante confortáveis por sinal. A grande maioria dos pacientes não têm problemas com a adaptação. Ao acordar, o paciente retira as lentes e passa a enxergar perfeitamente, como se tivesse realizado uma cirurgia.

Desta forma, o paciente não precisa mais usar lentes de contato durante o dia e nem mesmo óculos.

Ao iniciar o tratamento a correção já pode ser quase total em apenas 2 noites de sono, quando estamos diante de pacientes jovens com graus pequenos. Graus maiores podem demandar até 15 dias para serem compensados, no início do tratamento.

Posteriormente, durante a manutenção, o paciente deve dormir pelo menos 6 horas por noite com as lentes. Em alguns casos é possível usá-las em dias alternados sem perda significativa do seu efeito.

Caso o seu uso seja interrompido ocorre uma reversão total do seu efeito com retorno ao grau original geralmente em até 15 dias. Estudos têm demonstrado que a ortoceratologia é uma técnica segura e eficiente de tratamento não cirúrgico da miopia.

As principais indicações da ortoceratologia (ortho-k) são:

– Pessoas que querem se livrar dos óculos ou lentes de contato;
– Pacientes que querem liberdade para praticar esportes, principalmente os aquáticos, como natação, surf, etc.
– Pacientes com intolerância a lentes de contato, ou que sentem ressecamento com as lentes comuns durante seu uso no computador, ar condicionado;
– Pessoas que não podem fazer cirurgia refrativa por contraindicação médica;
– Pessoas que não querem passar por cirurgia;
– Crianças e adolescentes que ainda não tiveram estabilização do grau, e, portanto, ainda não podem passar por tratamento cirúrgico. Nestes casos, ainda, há o grande benefício do controle da miopia, com redução na sua progressão.

Vamos agendar?

Compartilhe esse conteúdo!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Telegram